Saturday, November 04, 2006

A leitura do evangelho deste fim de semana questiona-me profundamente.
Desafia-me a escutar…
Escuta Israel…
Dou por mim a falar sozinho…
Como falas? Em que língua falas? Em que tom? De que forma? A tua palavra é uma história, ou são coisas que outros dizem? É o que está escrito ou é o que traz o vento? És sussurro ou um vendaval? Falas com uma linguagem eterna, ou de maneiras sempre novas? Quero escutar a tua voz, que me envolve e me ilumina. Que me fale tão fundo que eu não te siga sentado. Que essa voz, no meu interior, se converta em bandeira e em refúgio, em motivo e juramento…

O que é que Deus me pede hoje?
Deixo também o texto de evangelho para meditação.
Aproximou-se de Jesus um escriba e perguntou-Lhe:
«Qual é o primeiro de todos os mandamentos?»
Jesus respondeu:
«O primeiro é este:
‘Escuta, Israel:
O Senhor nosso Deus é o único Senhor.
Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com todas as tuas forças’.
O segundo é este: ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’.
Não há nenhum mandamento maior que estes».
Disse-Lhe o escriba:
«Muito bem, Mestre! Tens razão quando dizes: Deus é único e não há outro além d’Ele.Amá-l’O com todo o coração, com toda a inteligência e com todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, vale mais do que todos os holocaustos e sacrifícios».
Ao ver que o escriba dera uma resposta inteligente, Jesus disse-lhe:
«Não estás longe do reino de Deus».
E ninguém mais se atrevia a interrogá-l’O.

3 comments:

Maria João said...

Devíamos sempre entregar a nossa vida a Deus. Deixar que Ele moldasse o barro que somos.

Isso não significa ficar parado. Pelo contrário, Deus dá-nos sempre muita coisa para fazer. Temos é de escutá-Lo, para saber o que Ele pretende de nós em cada dia.

Anonymous said...

"A tua palavra é historia ou são coisas que os outros dizem?"...Pois é, também eu já fiz muitas vezes essa pergunta, mas Deus vai respondendo, por vezes nao queremos é ver a resposta...
Deus ama-nos, mas por vezes quando as dificuldades da vida são marcantes, até esse amor questiono,enfim, muito ainda tenho que aprender...

Anonymous said...

Deus é Amor...
Deus fala-me de Amor...
Deus Dá-me Amor...
Deus quer que eu Ame...
Deus quer que eu seja um ser humano Amado...
É apenas nisto que muitas vezes quero pensar, viver e sentir...mas nem sempre consigo...