Tuesday, May 02, 2006

Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar algumas vezes irritado, mas não esqueço que a minha vida é a maior empresa do mundo. E posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e tornar-se autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da tua alma. É agradecer a Deus em cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um “não”. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. Pedras no caminho? Guardo-as todas, um dia vou construir um castelo…
Fernando Pessoa

9 comments:

Anonymous said...

Gostámos tanto deste texto... dá-nos uma lição de coragem, de vida. Deus queira que não tenhas assim tantas pedras... apenas duas, que façam faísca, para poderes continuar a incendiar os corações daqueles que se cruzam contigo.
Um abraço dos amigos alentejanos

Anonymous said...

e um daqui agradecendo a faísca que sempre acende o meu.

Anonymous said...

O prometido é devido e ... o poder de síntese de FP, é brilhante. Conheço este pensamento, que mão amiga me fez chegar.
Fácil é concordar e difícil SERMOS, sem os facilitismos ou acomodações que esta sociedade, qual serpente, nos estimula no n/quotidiano.

No dia em que, de uma forma natural e não imposta, conseguirmos:

Estar ao lado e não à frente
Ouvirmos para sermos ouvidos
Darmos, sem pensar na recompensa
Desprezar o “faz de conta”
Amar perdidamente nos nossos gestos e acções

E mais, mais, mais ....

estaremos preparados para sermos autores da história. Para sermos autores da mudança.
Para, com a paciência enormíssima da formiga, criarmos caminhos para nós e sensibilizar os outros, através do nosso testemunho de vida, para a construção do seu próprio caminho.

Em tempo: pior do que não saber responder, é não ter perguntas para fazer !

E assim, as pedras que são escaldantes (no verão) e frias (no inverno) serão fundamentais para a construção da NOSSA casa, de todos.

Anonymous said...

Pedras pelo caminho há muitas, e muitas vezes essas fazem-me crescer. Tal como aceitar um "não" e tb não ser a vitima. Deus dá-me constantemente provas do Seu Amor... Por isso este texto faz-me parar e pensar, afinal, basta aceitar o Amor Dele para que sejamos os autores da nossa história e aceitarmos todas as pedras que nos aparecem nos caminho, de maneira a seguir em frente.

A paz esteja contigo

Beijinhos

luis manuel said...

A palavra através de parábolas é um importante instrumento de compreensão para ideiais pregados por Jesus Cristo, e essenciais ao Homem. Cortar tudo o que se agarra ao homem, entendo como a possibilidade de libertar o espirito que em cada um habita, de forma a encarar e empreender o seu lugar no mundo terreno.
"Quem vive como sendo da terra à terra pertence..."
Por isso o testemunho que podemos e devemos mostrar será á Luz de um Sol vigoroso de Primavera.
Encontrando o oásis da nossa alma, seremos capazes de vencer os próprios desafios, atravessando caminhos pedregosos e reconhecendo com humildade a aceitação do próximo como irmão.

Um caminho alegre para celebrar o milagre da vida.

Um abraço

Anonymous said...

=)
"Isso ajuda-te a crescer..."

Provávelmente são essas pedras que nos ensinam a ser feliz... e a sorrir mais após cada crise e desafio.

"Quantas mais pedras tiveres, maior será o teu castelo."

Beijinhos*

Anonymous said...

PEGADAS NA AREIA!!!

Uma noite tive um sonho...
Sonhei que estava a andar na praia com o Senhor,
eno céu, passavam cenas da minha vida.
Para cada cena que passava, percebi que eram deixados dois pares de pegadas na areia
uma era o meu e o outro era do Senhor.
Quando a última cena da minha vida passou diante diante de nós,
olhei para trás, para as pegadas na areia,e notei
que muitas vezes, no caminho da minha vida ,
havia apenas um par de pegadas na areia.
Notei também que isso aconteceu nos momentos
mais dificeis e angustiosos da minha vida.
Isso aborreceu-me deveras e perguntei então ao Senhor...
Senhor disseste-me que , uma vez que TE resolvi seguir,
Andarias sempre comigo, em todo o caminho.
Contudo,notei que durante as maiores atribulações da minha vida,
havia apenas um par de pegadas na areia.
Nao compreendo porque é que nas horas em que eu mais necessitava de ti,
Tu me deixaste sozinho.
O Senhor respondeu...
Meu querido filho, jamais eu te deixaria nas horas de prova e sofrimento.
Quando viste, na areia, apenas um par de pegadas, eram as minhas.
Foi exatamente ai que eu te carreguei nos braços...................

Kaiser

Anonymous said...

P. Carlos,

Acabo de receber um carregamento de material que julgo suficiente para uma bela de uma empreitada no 'meu castelo'....
Mãos à obra Malu, 'alimenta-te' e arregaça pois, as mangas....

P.S. Posso mandar 1 bjinho*?

Anonymous said...

Fernando Pessoa?! De certeza?