Thursday, May 04, 2006

«Eles serão intruídos pelo próprio Deus»

Como as águas pela blogosféra têm andado um pouco agitadas deixo este texto lindíssimo de Santa Teresa d’ Ávila:

Quando é Deus que suspende e pára o entendimento, Ele dá-lhe o que admirar e de que se ocupar; então, sem raciocinar, recebemos, no espaço de um Credo, mais luz do que poderíamos adquirir em muitos anos com todo o esforço do mundo. Mas querer ligar os poderes da nossa alma e parar a sua actividade, por nós próprios, é uma loucura...
Durante muitos anos, li muitas coisas sem as compreender. Em seguida, passei um tempo considerável sem conseguir encontrar termos para explicar as graças que Deus me concedia, o que constituiu para mim a fonte de muitas penas. Mas quando agrada a Sua Majestade, ela ensina tudo num instante, e de uma forma que me deixa estupefacta. Esta é uma coisa que posso afirmar com toda a verdade. Muitos homens espirituais com quem dialogava procuraram explicar-me os dons que Deus fazia à sua alma, esperando ajudar-me assim a dar-me conta deles. A minha estupidez tornou todos os seus esforços inteiramente inúteis. Talvez que Nosso Senhor o quisesse assim, para ter sozinho todos os direitos ao meu renascimento. Com efeito, foi sempre Ele o meu mestre. Bendito Seja! Mas também, que confusão para mim que uma tal confissão seja a expressão da verdade!... Foi pois sem que eu o tenha desejado ou pedido, que Deus me iluminou num instante e me pôs em estado de o exprimir. Os meus confessores ficaram surpreendidos, e eu mais ainda, porque conhecia melhor a minha incapacidade... Sim, redigo-o agora, é muito importante não elevarmos o nosso espírito antes que Deus o eleve. E quando Ele o faz, compreendemo-lo imediatamente.

1 comment:

Anonymous said...

"Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente."(1Co 2,14)Eu, dou por mim muitas vezes a tentar achar explicaçoes logicas onde possa apoiar a minha fé. Deus diz-me constantemente que os caminhos Dele nao tem logica nenhuma..pelo menos para mim que sou limitado. Ora vejamos. O fundador da nossa igreja, foi um homem que nasceu numa familia humilde, passou a vida toda no anonimato. assim que que começou a ter algum protagonismo mandaram mata-lo e ele nem sequer resistiu. Nao vejo aqui nada de especial..até o Xanana Gusmão fez mais que isto!! Portanto descobrir quem é verdadeiramente esta Pessoa, é uma tarefa nao humana. Deus revela essa realidade a quem ele quer, como o fez a Simão Pedro. "Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus."(Mt 16, 17).
Será que um historiador, por mais sabio que seja depois de ter estudado de traz para a frente toda a vida de alguem até ao ponto de a saber de cor, passa a conhecer a pessoa estudada? A resposta como é obvio, é Não. As pessoas só se conhecem na intimidade, no contacto, etc.. Assim tambem se passa com Deus
Esta é a minha opiniao, como é obvio....
A paz esteja contigo!