Wednesday, March 22, 2006

Dia mundial da água


«Se alguém tem sede, venha a mim; e quem crê em mim que sacie a sua sede! Como diz a Escritura, hão-de correr do seu coração rios de água viva.»
Jo. 7, 37-38

Hoje celebramos o dia mundial da água. Ao pensar nesta palavra, veio-me à mente vários pensamentos: a seca que o nosso país viveu e está a viver apesar das gotas abundantes que têm caído nos últimos dias; as campanhas que por estas ocasiões, nos entopem os ouvidos, toda a gente fala de água, e certamente mete água… é assim o nosso povo, quando o vazio é grande temos que criar dias para nos lembrarmos. Se neste dia nos lembrarmos que devemos gerir bem este precioso dom que Deus nos deu já não é mau. Mas será que o consideramos um dom de Deus para administrarmos com amor? Fica a interrogação.
Mas lembrou um outro aspecto que partilho também.
Lembrou-me o Baptismo. O Baptismo é mergulhar, é imersão. Se é este o significado da palavra, porque é que o rito que nós fazemos não passa de uma “molhadela” na testa em pias baptismais secas? Se o baptismo é o afogamento do pecado, ele é afogado na verdade num simples copo de água? Também aqui aos ritos cristãos chegou a crise!

No comments: