Saturday, March 25, 2006

De onde virá para Julgar?...

No credo que rezamos (a fé que professamos todos os domingos) todos os domingos afirmamos que Cristo virá para julgar os vivos e os mortos. Hoje ao preparar a homilia deparo-me com esta pergunta: virá para julgar os vivos e os mortos… mas virá de onde?... A maioria responderia, é obvio que virá do céu!...
Antes de subir ao céu, Jesus prometeu que estaria sempre connosco até ao fim dos tempos, por isso não é preciso esperá-lo. Ele está connosco.
Por isso penso que o seu julgamento não deve ser entendido a partir do céu. A resposta está no Evangelho deste fim-de-semana. É uma autêntica surpresa: é da cruz que Cristo Julga o mundo. Parece um autêntico escândalo, mas, esta é a verdade que transforma a nossas vidas. “Mas quem pratica a verdade aproxima-se da luz, para que as suas obras sejam manifestas, pois são feitas em Deus”.
É com Cristo crucificado que nos devemos confrontar, porque só Ele diz a verdade acerca das escolhas que fazemos diariamente. Não tenhamos medo de nos deixarmos confrontar pela cruz: “Deus enviou o seu Filho ao mundo não para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele

Rembrandt - Jesus on the Cross - 1631


Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: «Assim como Moisés elevou a serpente no deserto, também o Filho do homem será elevado, para que todo aquele que acredita n’Ele não pereça, mas tenha a vida eterna. Deus amou tanto o mundo que entregou o seu Filho unigénito, para que todo o homem que acredita nele não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus não enviou o Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele. Quem acredita n’Ele não é condenado, mas quem não acredita já está condenado, porque não acreditou em nome do Filho Unigénito de Deus. E a causa da condenação é esta: a luz veio ao mundo e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque eram más as suas obras. Todo aquele que pratica más acções odeia a luz e não se aproxima dela, para que as suas obras não sejam denunciadas. Mas quem pratica a verdade aproxima-se da luz, para que as suas obras sejam manifestas, pois são feitas em Deus.

Jo 3,14-21


No comments: